Advogada disputava a indicação com Fabrício Zamprogna Matiello e Jairo Luis Cutinski
Rosane de Oliveira GZH
Terminou o suspense em torno da escolha de quem vai ocupar a vaga de Fernando Lemos no Tribunal de Justiça Militar (TJM-RS). O governador Eduardo Leite escolheu nesta sexta-feira (8) a advogada Gabriela John dos Santos Lopes, que concorria com Fabrício Zamprogna Matiello e Jairo Luis Cutinski.
A lista tríplice foi formada no dia 23 de setembro, pelo TJM, entre os seis nomes sugeridos pela OAB após um longo processo em que parte dos candidatos foi excluída por não cumprir os requisitos exigidos para a função. Gabriela, Matiello e Cutinsli receberam três votos cada um.
Pelo quinto constitucional, que reserva 20% das cadeiras de tribunais a membros do Ministério Público e da advocacia, a OAB-RS tem direito a indicar um desembargador para o Tribunal de Justiça Militar.
Em novembro de 2023, a OAB-RS publicou a lista de candidatos habilitados e inabilitados. Na sequência, ocorreu a votação da lista sêxtupla, ou seja, a escolha dos seis nomes mais votados pelo Conselho da OAB-RS. A relação com os seis candidatos foi enviada ao Tribunal Pleno do TJM, a quem caberá definir a lista tríplice (três nomes).
Gabriela é a segunda mulher em sequência a entrar em um tribunal pelo quinto constitucional no governo de Eduardo Leite. A outra foi Fabiana Barth no Tribunal de Justiça.